Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Programa Bairros Saudáveis - Júri aprova lista preliminar das primeiras 232 candidaturas a financiar
O Júri do Programa Bairros Saudáveis aprovou a lista preliminar com a pontuação das 750 candidaturas admitidas e a identificação das 24 candidaturas excluídas por desconformidade com as regras regulamentares.

A lista prevê que sejam financiadas as primeiras 232 candidaturas, tendo em conta a dotação disponível do Programa: 10 milhões de euros.  As candidaturas que vierem a ser aprovadas para financiamento sê-lo-ão a 100% relativamente ao orçamento apresentado.  O financiamento máximo por candidatura é 50.000 euros. As verbas atribuídas devem ser executadas até abril de 2022.

O Programa Bairros Saudáveis é um pequeno programa multissectorial, que tem entre os seus objetivos capacitar as comunidades locais, dando base material e apoio à auto-organização da população e à sua participação na melhoria das condições de vida e dos determinantes da saúde. O Programa gerou expectativas elevadas e muita mobilização: foram apresentadas 774 candidaturas envolvendo 2 512 entidades.

As candidaturas são apresentadas por parcerias que envolvem promotores e parceiros. Os promotores são necessariamente entidades formais da sociedade civil. Os parceiros incluem grupos informais, voluntários individuais e entidades públicas. Estas últimas não podem ser financiadas e integram, para além de autarquias, escolas e agrupamentos escolares, serviços e autoridades locais de saúde, que se envolveram muito ativamente e estão presentes em 40,5% das candidaturas financiáveis.


Para mais informações, consulte:​ 

Programa Bairros Saudáveis ​