Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Programa Nacional para a Tuberculose
Cumprir tratamento é fundamental para evitar resistências a antibióticos.

A Diretora do Programa Nacional para a Tuberculose da Direção-Geral da Saúde alertou para a importância de cumprir até ao final o tratamento desta doença para evitar as resistências aos antibióticos e lembrou que os casos de tuberculose multirresistente têm aumentado.

De acordo com declarações de Isabel Carvalho, este aumento no último ano o número de casos de tuberculose multirresistente «vem na sequência de no ano de 2019 termos tido um aumento ligeiro à isoniazida, um dos fármacos mais importantes no tratamento da tuberculose».

A responsável afirmou que na tuberculose multirresistente é «fundamental os tratamentos protocolados, porque são poucos casos, é preciso manter o know-how de concentrar os doentes e seguir mesmo os protocolos de tratamento (…) porque aí, sem duvida, que a mortalidade e a morbilidade é bastante superior à tuberculose comum».

Isabel Carvalho também destacou a importância de encontrar o tratamento mais adequado, identificando os agentes em termos de antibiótico. «Se tivermos um novo caso de doença e conseguirmos fazer tratamento o mais correto possível, baseado nas sensibilidades do doente, e até ao fim, evitamos o desenvolvimento de resistências», afirmou a responsável.

De acordo com o Relatório da Vigilância e Monitorização da Tuberculose em Portugal 2020 no ano em que a pandemia chegou a Portugal foram notificados 1.465 casos de tuberculose, uma redução relativamente a 2019 (1.848 casos).

«A resistência à isoniazida em conjunto com outras resistências (qualquer) ou isolada (monoresistência) ocorreu em 6% (8,2% em 2019) e 2,1% (5,2% em 2019) dos casos, respetivamente», refere o documento.

O relatório refere que «dos 13 casos de tuberculose multirresistente, 8 (61,5%) eram nascidos em Portugal e 9 casos (69,2%) eram casos sem tratamento prévio para tuberculose, o que indica a existência de transmissão das estirpes resistentes na comunidade». Não se verificou nenhum caso de tuberculose extremamente resistente.

Para saber mais, consulte:

 

DGS > Programa Nacional para a Tuberculose​



Fonte SNS​

​​