Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Programa de Telessaúde do Alentejo - Visita ao Centro de Saúde de Ponte de Sôr

Na sequência das conclusões da reunião de Revisão pela Gestão do Sistema de Gestão da Qualidade do Programa de Telessaúde do Alentejo, em que se verificou que o Centro de Saúde de Ponte de Sôr, foi a unidade, que durante 2017, realizou mais teleconsultas com qualquer um dos hospitais da região, o Coordenador Regional do Programa de Telessaúde do Alentejo, Marciano Lopes, o Gestor da Qualidade do referido programa, Mário Grave e a Promotora Interna de Telessaúde da ULSNA, Fátima Figueiredo, deslocaram-se no dia 13 de julho de 2018 àquela unidade de saúde para visitar as instalações, conhecer a equipa e os procedimentos e para promover uma ação de benchmarking.

Esta ação revelou-se bastante proveitosa, não só pelo debate de ideias e opiniões trocadas, mas também pela partilha de experiências. O encontro revelou os aspetos mais importantes na dinamização de teleconsultas, do qual se destaca a equipa bastante pró-ativa, motivada e dedicada, liderada por Auzenda Martins (coordenadora da UCSP de Ponte de Sôr), que utiliza todos os recursos disponíveis nesta área, manifestando a disponibilidade de aproveitar toda a capacidade de oferta das várias especialidades médicas de teleconsulta, de modo a satisfazer as necessidades dos seus utentes. A título de exemplo esta equipa manifestou a necessidade de teleconsultas de pediatria e iniciará em breve teleconsultas de nefrologia, disponibilizadas pelo Hospital Dr. José Maria Grande de Portalegre.

Por ser um concelho distante do Hospital de referência (o hospital de Portalegre dista cerca de 60 km do Centro de Saúde) e com uma população de quase 17 000 pessoas, a Telessaúde é uma ferramenta que, ao eliminar a deslocação do utente ao hospital, consegue colmatar a dispersão geográfica, poupando recursos económicos e físicos ao mesmo tempo que promove o bem-estar do utente.
Verificou-se ainda um aspeto procedimental muito importante na realização de teleconsultas, ou seja, de toda a equipa médica do Centro de Saúde, há dois ou três elementos pré-definidos para realização de teleconsultas consoante a especialidade médica, num determinado dia da semana. O médico de família estipulado para a realização de teleconsultas, fá-lo aos doentes da sua lista e aos doentes das listas de todos os outros colegas, num processo em que toda informação clínica é trocada previamente entre os médicos e está discriminada no SClínico. Esta forma de atuação, permite:
* rentabilizar o espaço, dado que só existe um gabinete médico com equipamento de Telessaúde;
* poupar tempo, pois não há necessidade de trocar de médico de família consoante o utente que frequenta a teleconsulta;
* uma maior aquisição e compreensão de conhecimentos específicos da especialidade médica, bem como dos termos utilizados pelo médico especialista, por parte do médico de família que realiza as teleconsultas sempre da mesma especialidade.
De notar que o procedimento é consensual e aceite por toda a equipa, sendo de realçar os excelentes resultados alcançados.