Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Programas de Saúde da DGS assinalam Dia Escolar da Não Violência e da Paz

No Dia Escolar da Não Violência e Paz, data instituída a 30 de janeiro para assinalar o falecimento do pacifista indiano Mahatma Ghandi, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Saúde Escolar, do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, sensibiliza para a importância de uma educação inclusiva para a paz.

O impacto negativo da violência escolar na saúde, observado em fenómenos como o bullying, necessita de uma sociedade ativa na promoção de valores como a tolerância, o respeito, a solidariedade, a cooperação e a não violência.

A OMS reforça os benefícios a longo prazo da introdução destas temáticas a nível estrutural e transversal nos currículos escolares, incluindo competências para gerir emoções, estabelecer relacionamentos saudáveis, reconhecer precocemente a violência e resolver conflitos através de formas não violentas. 

Para mais informações, consulte a Infografia Prevenção da Violência - Pontos-Chave para um currículo escolar, baseada no manual School Based Violence Prevention.