Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Projeto “Gulbenkian onde é preciso”
Parceria com o Ministério da Saúde concluída com 100 mil vacinas administradas

No âmbito da parceria entre o Ministério da Saúde e a Fundação Calouste Gulbenkian, o projeto “Gulbenkian onde é preciso” foi concluído com 100 mil vacinas administradas às populações mais vulneráveis.

As 50 unidades móveis disponibilizadas ao Ministério da Saúde, entre março e setembro, como forma de apoiar o Plano de Vacinação contra a Covid-19, regressaram à Fundação Calouste Gulbenkian depois de percorridos 124.938 mil quilómetros e administradas 102.488 vacinas.

O objetivo desta parceria com o Ministério da Saúde era levar a vacina, no mais curto espaço de tempo, às populações mais vulneráveis, limitadas na sua capacidade de deslocação e com menor acesso às unidades de saúde.

Segundo o balanço da Fundação Gulbenkian, a vacinação abrangeu 12,5% de pessoas que reúnem as condições de acamados, 87,3% de população em geral e 0,2% de população em prisões.

“Em suma, foram vacinados mais de 50 mil cidadãos, entre os quais pelo menos seis mil acamados e vulneráveis de elevado risco para desenvolver a doença Covid-19 e morte”, refere o comunicado da Fundação.

Durante este período, foram realizadas ações de vacinação em 172 dias nas cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS), que por sua vez envolveram 30 Agrupamentos de Centros de Saúde que cobrem 5.903.314 utentes. Estiveram envolvidos 3.012 profissionais de saúde, entre os quais 946 médicos, 1.711 enfermeiros e 355 assistentes operacionais.​

​​