Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Projeto MCDT’s sobre Rodas

O Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central foi convidado a apresentar um poster alusivo ao Projeto MCDT’s sobre Rodas, no âmbito da 11ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde, no dia 23 de novembro de 2017.

O Programa Nacional para as Doenças Respiratórias é um programa prioritário. As doenças respiratórias são uma das principais causas de morbilidade e mortalidade.
Desta forma, com este projeto pretende-se melhorar a acessibilidade dos utentes às espirometrias pedidas pelos médicos de família e realizar o diagnóstico/monitorização dos utentes da área de abrangência do ACES AC, com alterações da função respiratória (DPOC e Asma Brônquica). Para esta atividade é utilizada a unidade móvel, devidamente equipada, que se desloca às unidades de saúde.

Desde o início do projeto, outubro de 2016, realizaram-se cerca de 679 espirometrias, das quais 57% a homens e 43% a mulheres. A maioria são Ex-Fumadores (25%) ou Fumadores (36%) e 39% Não Fumadores. A maioria apresentou um padrão normal (61%). No entanto, em 34% verificaram-se alterações.