Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Projeto Preparação para o Nascimento e Parentalidade

O projeto Preparação para o Nascimento e Parentalidade é realizado pela Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Vendas Novas. É uma atividade educativa, dirigida à mulher grávida/casal, para aquisição de conhecimentos que lhe(s) permitam vivenciar o trabalho de parto e o parto de forma consciente e esclarecida, diminuir a ansiedade e o desconforto e aprender a lidar com o novo papel parental. É responsável pelo projeto a Enfª Especialista em Saúde Materna e Obstétrica Mª de Jesus Laranjo Matias.
Elemento chave da vinculação, a relação entre a mãe e o recém-nascido, resulta de uma construção progressiva criada ao longo da gravidez.

As expetativas e atitudes da mulher influenciam o seu comportamento durante o trabalho de parto e período expulsivo. A preparação psicoprofilática para o parto deve iniciar-se por volta da vigésima oitava semana de gestação.

Consiste num curso teórico-prático com preparação psicológica, pedagógica e física. A aprendizagem de exercícios de controlo neuro-muscular, respiratórios e de relaxamento, possibilitam a adaptação ao mecanismo do parto aprendendo a dominar todo o seu corpo. Os exercícios respiratórios vão ser usados nas várias etapas do período de dilatação e do período expulsivo e têm como objetivo fortalecer a associação: contração uterina /respiração adequada/ relaxamento.

Cada grupo de grávidas/casais irá participar em cerca de 15 sessões de educação realizadas por Enfª Especialista, Psicóloga, Nutricionista, Fisioterapeuta e Higienista Oral.
O envolvimento da equipa multidisciplinar vem valorizar as aprendizagens e tornar a atividade mais completa e enriquecedora.