Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Projeto de Sustentabilidade Social e Ambiental da ULSBA é Finalista em Prémio Nacional
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo é finalista da 12.ª edição dos Prémios Kaizen 2023, na categoria Sustentabilidade, com o Projeto de Sustentabilidade Social e Ambiental. 

A cerimónia de atribuição dos prémios realiza-se no dia 1 de junho, no campus da Nova School of Business and Economics, em Carcavelos.
 

Projeto de Sustentabilidade Social e Ambiental

Implementado no início deste ano, o projeto da ULSBA pretende substituir os vários materiais de plástico em utilização na instituição, por objetos em tecido não tecido, por exemplo, sacos, porta documentos e estojo de canetas. O objetivo final é a redução de cerca de 500Kg de resíduos de embalagens por ano.

A par desta “jornada verde”, o Projeto da ULSBA tem ainda um cariz social muito importante. Fruto, por exemplo, da alteração de processos de trabalho resultante da transformação digital, verifica-se a disponibilidade de tempos de trabalho de vários colaboradores. Neste âmbito, o projeto tem como objetivo explorar as competências e capacidades destes colaboradores, motivá-los e envolvê-los na obtenção de um objetivo maior e, desta forma, promover a sua valorização.

Alinhado com na missão da instituição, visa ainda envolver de forma direta os doentes, mais especificamente dos que integram o Hospital de Dia de Psiquiatria, através da componente de terapia ocupacional, pretende facilitar a sua reabilitação e integração social.

Em termos económicos, estima-se a redução dos custos diretos de aquisição de sacos de plástico e, em termos indiretos, na otimização da utilização dos recursos existentes.​

O que é o Instituto Kaizen? 

 

A história do Instituto Kaizen começou em meados dos anos 80 no Japão. Trata-se de uma empresa líder de mercado na prestação de serviços de consultoria e formação para organizações em todo o mundo, atuando em mais de 60 países.

O Instituto Kaizen atribui o Prémio KAIZEN™ em diferentes categorias (excelência operacional, digitalização, inovação, sustentabilidade, marketing & vendas e analytics), destacando as organizações que sejam exemplo de benchmark de boas práticas na melhoria contínua.




​​​