Projeto “Gestão de Caso” um novo paradigma na prestação de cuidados de saúde
 Integrado no Projeto de Gestão de Caso, decorreu dia 19 de abril no Hospital do Litoral Alentejano, mais um encontro de formação e divulgação do mesmo, o qual contou com a presença da equipa, bem como da sua coordenadora, Drª Adelaide Belo.

A formação sobre o tema, “Insuficiência Cardíaca em Doentes Crónicos com Multimorbilidade” contou ainda com a presença, da Srª Professora, Cândida Fonseca.

Esta sessão, teve como objetivo, actualizar  os conhecimentos sobre o estado da arte na Insuficiência Cardíaca no doente com multimorbilidade, adquirir conhecimentos para a organização de cuidados de forma integrada, envolvendo os Cuidados de Saúde Primários, os Cuidados de Saúde Hospitalares, bem como enquadrar as funções do Gestor de Caso nesta estratégia, e o papel da Telemonitorização.

O Projeto
Nos últimos anos, os sistemas de saúde, nomeadamente, o Sistema Nacional de Saúde, têm enfrentado um aumento de procura relacionada com a evolução da medicina, as expetativas dos utentes e envelhecimento da população. Em Portugal, a esperança média de vida foi/é de 81,3 anos, superior aos 80,6 da média europeia.
Os cuidados de saúde, estão organizados no modelo de resposta à doença aguda, de forma episódica, reativa, focada num tratamento que já não está adequado às necessidades dos doentes crónicos, complexos  e com multimorbilidades, pelo que, é urgente uma mudança de paradigmas.
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, implementou um programa de “Gestão de Caso”. Este novo modelo de prestação de cuidados, é focado nas necessidades dos doentes e da sua família, é proactivo e baseado na comunidade, tendo como pilar a coordenação entre os cuidados de saúde hospitalares e os Cuidados de Saúde Primários e assenta numa equipa multidisciplinar, constituída por médicos de Medicina Interna, Médicos de Família, Enfermeiros, Assistentes Sociais e outros profissionais.
Esta equipa avalia o doente e a família no seu todo, nomeadamente as necessidades de saúde, soció-económicas e, em conjunto com o doente e a família, estabelece um plano individual de cuidados. O Gestor de Caso(,) é o enfermeiro dos CSP que trabalha integrado na equipa multidisciplinar. Ele é o ponto de referência do doente e família com o sistema. O Gestor de Caso, ensina de forma personalizada o doente e cuidador a identificarem os sinais de alerta da descompensação das suas doenças, a cumprir a medicação e a ter comportamentos saudáveis. Tem ainda um papel determinante na monitorização dos doentes no domicílio, orientando atempadamente o doente para um nível de cuidados que necessita a cada momento. Tem ao seu dispor (a cada momento), equipamento que permite esta vigilância ativa, com recurso a novas tecnologias digitais e à telemonitorização.
Os resultados desta nova forma de prestação de cuidados, traduzem-se na redução da descompensação dos doentes crónicos e, consequentemente, na diminuição das idas ao Serviço de Urgência, na redução dos internamentos hospitalares e, até, no consumo de consultas. Este acompanhamento personalizado dos doentes e família, aumenta a sua satisfação com os cuidados que lhe são prestados. Por outro lado, há também um aumento da satisfação dos profissionais que consideram que o seu trabalho faz sentido, porque responde às necessidades dos doentes.