Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Projeto "Alterações Posturais"

Projeto "Alterações Posturais"A equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz em parceria com o Agrupamento de Escolas nº1 de Reguengos de Monsaraz vai realizar, durante o presente ano letivo, um projeto denominado “Alterações Posturais”, que abrange 86 alunos do 4º ano e 270 alunos dos 5º e 7º anos e tem como objetivo alertar pais/encarregados de educação, alunos e professores para alguns fatores de risco que têm sido associados a posturas incorretas e algias vertebrais.

O projeto desenvolve-se em 3 fases:

 1ª fase – avaliação postural e pesagem dos alunos.
 2ª fase – observação postural na sala de aula , pesagem das mochilas   e distribuição de folhetos informativos.
 3ª fase – sessões de sensibilização e divulgação dos resultados a professores, pais e encarregados de educação.

As alterações posturais relacionadas às posturas inadequadas no período de crescimento e desenvolvimento podem ser corrigidas nesta fase, mas após atingir a maturidade, podem tornar-se irreversíveis e sem tratamento.
As crianças estão expostas a fatores de risco conducentes a efeitos negativos para a saúde músculo-esquelética:

• postura de sentado por longos períodos de tempo;
• adoção de posturas desfavoráveis em consequência do desajustamento do mobiliário escolar;
• manipulação de cargas através do transporte de mochilas muito pesadas e do uso incorreto das mesmas;
• antecedentes clínicos de doença músculo-esquelética, idade, género, características antropométricas e morfológicas e prática ou não de atividade física.

No que respeito a mochilas, a escolha do modelo certo e a forma correta de usá-las são essenciais para evitar problemas no futuro. O modelo deve ser escolhido de acordo com a idade e a estrutura do corpo. A mochila deve ser usada nos dois ombros, ajustada entre estes até á altura da região lombar (cintura) deixando as costas direitas, livros e cadernos devem ficar junto às costas. Se possível, deve-se optar por um modelo com divisórias. A mochila não deverá pesar acima de 10% do peso da criança.

Consequências do mau uso de mochilas:
• Alterações cardio-respiratórias;
• Aumento significativo da pressão arterial;
•  Dores nas costas;
• Alteração da postura;
• Fadiga muscular;
• Adoção de uma postura cifótica.

A deteção precoce e a prevenção das alterações posturais associadas às orientações quanto á postura correta é de suma importância durante a fase de pré-adolescência, pois a maioria desses problemas é decorrente de maus hábitos posturais nesta fase, durante as atividades da vida diária, principalmente no âmbito escolar.

Investir agora na criança para poupar no adulto é uma estratégia que todos devem ter em conta.