Projeto “A minha lancheira” vencedor dos Prémios Hospital do Futuro na categoria "Prevenção da Obesidade"

Entrega de Prémio HdF ARS Alentejo

O projeto regional “A minha lancheira”, uma iniciativa do Núcleo Regional do Alentejo da Plataforma Contra a Obesidade (NRAPCO), da ARS Alentejo, I.P, foi o vencedor na categoria temática "Prevenção da Obesidade" dos Prémios do Hospital do Futuro 2011/2012.

A Cerimónia de entrega dos Prémios do Hospital do Futuro 2011/2012, presidida pelo Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, teve lugar no Auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica de Lisboa, no passado dia 12 de novembro de 2012.

Prémio HdF ARS Alentejo

O projeto “A minha lancheira” foi  lançado no ano letivo 2011-2012 e enquadra-se no âmbito do programa nacional de saúde escolar, na área da promoção de uma alimentação saudável. O seu principal objetivo é promover escolhas alimentares saudáveis para os lanches escolares dos alunos do 1º ciclo, através da sensibilização dos pais/encarregados de educação e alunos para esta temática.

Como objetivos específicos estipulou-se, para o ano de lançamento, o aumento, em 5% do consumo de pão, leite, iogurte e fruta e a diminuição, também em 5%, do consumo de doces/salgados e sumos. O projeto foi desenvolvido em 33 escolas do 1º ciclo, envolveu 719 alunos, com a participação ativa dos respetivos professores e a supervisão e acompanhamento das equipas de saúde escolar em 14 concelhos.

Ver projeto