Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Projeto “Espaço vivo” da UCSP de Odemira vence “Bolsa de atendimento de excelência em cuidados de saúde primários”

Bolsa excelencia atendimento

O projeto "Espaço vivo" da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Odemira foi o vencedor da "Bolsa de atendimento de excelência em cuidados de saúde primários", no valor de 13000€, promovida pela PFIZER e pela Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral. A bolsa foi entregue aos representantes do projeto, no passado dia 17 de Março, na sessão de encerramento do 29º Encontro Nacional de Clínica Geral.

O projeto “Espaço vivo” nasceu da percepção por parte da equipa de profissionais da UCSP de Odemira, de que existia um desfasamento entre a informação disponibilizada nos vários suportes informativos pelo serviço e os conhecimentos demonstrados pelos utentes, nomeadamente, a pouca resposta da população a algumas campanhas nacionais de extrema importância.

Assim, surgiu a ideia de um projeto que reformulasse os espaços de acolhimento dos utentes, tornando-os pólos de informação e conhecimento, agradáveis para os seus utilizadores e que despertassem a curiosidade e interacção, daí o nome escolhido para o projeto: “Espaço vivo”.

Dinamizado por elementos da equipa da UCSP de Odemira (enfermeiros, médicos, assistentes técnicos e técnica de serviço social), o “Espaço Vivo” conta com a colaboração e entusiasmo de todos os profissionais que partilham as instalações do Centro de Saúde de Odemira, designadamente a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) “Saúde na Mira” e a Unidade de Saúde Pública.

Tendo como objetivo principal dinamizar os espaços de acolhimento de utentes, requalificando o modo como a informação disponível para utentes e profissionais do Centro de Saúde de Odemira é divulgada, operacionalmente, este projeto pretende desenvolver um conjunto de intervenções de dois tipos distintos:

  • Ao nível das estruturas – através da requalificação dos suportes comunicacionais e de informação ao utente;
  • Ao nível dos conteúdos – mediante a adequação da informação existente e assente na identificação das necessidades objectivas dos utentes, em particular, e da população em geral.

O “Espaço vivo” é mais um exemplo de uma boa prática que se pretende implementar nos Cuidados de Saúde Primários e constitui um elemento estratégico para o estreitamento das relações entre a organização e seus utilizadores, cujo objetivo final é a obtenção de ganhos em saúde para a comunidade que serve e na qual está inserida.