Projeto de Incentivo à Melhoria da Qualidade nos Cuidados Continuados no Alentejo.

Assinatura cartas compromisso 2012 RNCCI

Decorreu no passado dia 28 de Junho no Auditório da CCDRA em Évora, a cerimónia de assinatura das cartas de compromisso, relativas à contratualização das unidades de cuidados continuados integrados do Alentejo em 2012, no âmbito do Projeto de Incentivo à Melhoria da Qualidade (PIQ).

Este projeto, pioneiro a nível nacional no que à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) diz respeito, resulta da colaboração entre a Equipa Coordenadora Regional Alentejo e o Departamento de Contratualização da ARS Alentejo. Tem como objetivos contribuir para a melhoria de processos chave da organização e funcionamento das unidades de internamento da RNCCI do Alentejo, assim como, garantir a prestação de cuidados de saúde e apoio social de elevada qualidade.

Enfº Nelson Mestrinho

O evento teve início com uma sessão de abertura presidida pela Dra. Paula Marques, vogal do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, seguindo-se o ponto de situação do desenvolvimento do PIQ pelo Enfº António Tomé da ECR Alentejo. O Enfº Nelson Mestrinho, da Unidade de Convalescença do Hospital S. João de Deus de Montemor-o-Novo, apresentou a forma como esta unidade se organizou face à garantia da qualidade da prestação de cuidados, após o que a sessão foi encerrada pela Coordenadora da Unidade de Missão dos Cuidados Continuados Integrados, Dra. Inês Guerreiro.Dra. Inês Guerreiro

Este é já o segundo ano de existência do projeto, tendo assim sido já possível evidenciar ganhos em algumas áreas, decorrentes da implementação do PIQ. Destaca-se por um lado, uma maior sistematização ao nível dos registos de monitorização na plataforma informática da Rede, que não ocorria anteriormente, e por outro, a verificação de avanços significativos na área relacionada com a Prevenção e Controle da Infecção. De igual modo, o planeamento da prestação de cuidados continuados integrados, baseado num plano individual de intervenção, é hoje uma prática da generalidade das unidades, ao invés do que acontecia em 2009, como de resto foi evidenciado pelas auditorias externas então realizadas.

Foram igualmente identificadas, no decurso do evento, algumas áreas alvo de melhoria, como a Gestão de Resíduos Hospitalares ou ainda a problemática das Quedas, tanto na vertente da avaliação do risco como da incidência das quedas de doentes que ocorrem durante o internamento.

Seguiu-se a assinatura das Cartas de Compromisso pelos devidos Outorgantes, culminado a sessão com a entrega de diversos equipamentos, relativos ao incentivo de 2011.