Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Projeto Med on Tour em Arraiolos

Projeto Med on TourO Projeto Med on Tour é uma iniciativa da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), desenvolvida através duma parceria entre o Departamento de Saúde Reprodutiva e SIDA e o Departamento de Saúde Pública (DSP).

Esta atividade conjunta dos dois departamentos da ANEM tem como missão não só servir a população portuguesa, promovendo hábitos saudáveis e atuando no sentido da prevenção de várias doenças crónicas e infeções sexualmente transmissíveis, mas também oferecer aos futuros médicos um contacto precoce com a realidade das populações, esperando criar estudantes de medicina sensíveis às iniquidades existentes na saúde da comunidade onde se inserem.

Neste sentido, de 12 a 15 de setembro, em Arraiolos, estudantes de medicina de todo o país foram para as ruas, escolas, centros de dia e locais de diversão noturna, no sentido de informar e sensibilizar as populações sobre os mais diversos aspetos da saúde.

O projeto Med On Tour possibilitou o convívio com estudantes de medicina das diversas faculdades do país. Caracterizou-se pela partilha de experiências e de contacto com diferentes abordagens das temáticas da saúde comuns a todos os profissionais.

Através da parceria entre profissionais do centro de saúde de Arraiolos, Unidade de Saúde Familiar Matriz, Unidade de Cuidados na Comunidade de Arraiolos, Centro de Aconselhamento e Deteção da Infeção VIH/SIDA de Évora, funcionários da Câmara Municipal de Arraiolos, estudantes de medicina e população do concelho, foi possível implementar as atividades planeadas, pelo espírito de entreajuda e disponibilidade demonstrados. Realizaram-se atividades de rastreio de Hipertensão Arterial, da Diabetes Mellitus, bem como atividades de aconselhamento e sensibilização no âmbito da prevenção de infeções sexualmente transmissíveis, nomeadamente o VIH Sida. Desta forma, constituiu-se um elo de ligação que teve como principal objectivo a promoção de hábitos de vida saudáveis.

Destaca-se o espaço “Hospital dos Pequeninos” pela forma criativa e original com que se proporcionou tempo para os mais pequenos, através da reconstituição do ambiente de uma consulta e sala de operações, nos quais a criança era convidada a participar nos cuidados a bonecos, procurando desmistificar a atuação destes profissionais e mitigar o temor e receios das crianças face aos profissionais da saúde.
Através destas iniciativas, foi possibilitado o contacto com a população de Arraiolos, com as suas realidades socioculturais, permitindo o aconselhamento sobre diversas questões de saúde num contexto informal. Verificou-se uma grande adesão da população local em participar nas atividades, o que proporcionou uma troca de experiências e conhecimentos.