Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Proteção contra a Covid-19
DGS avisa que pandemia não acabou e insiste nas medidas de proteção.

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, lembrou que a pandemia de Covid-19 ainda não terminou e tem diferentes velocidades em diversos locais do globo, insistindo na importância de se cumprirem as medidas de proteção.

Em declarações à agência Lusa, Graça Freitas referiu que «as medidas de proteção genéricas que estão em vigor desde inicio da pandemia devem ser seguidas de forma voluntária e com autoresponsabilização de todos», apontando o uso de máscara e a ventilação dos espaços.

«Recomendamos no interior o uso de máscara, [porque] é um método barreira (…), assim como o arejamento das instalações», exemplificou, acrescentando: «como abrirmos a sociedade promovemos mais contactos entre as pessoas e, portanto, há que ter cautelas e a principal é continuar a vacinação».

Sobre o alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), que no dia 4 de novembro se mostrou preocupada com o acelerar do aumento de novos casos sobretudo na Europa, Graça Freitas apontou os três cenários em cima dos quais as autoridades nacionais trabalham: «O primeiro é aquele em que a vacina se manteria efetiva, por um período muito longo e tudo estaria estabilizado, o cenário dois é aquele em que sabemos que alguns perdem imunidade, com um aumento do número de casos sem repercussões na gravidade, é entre o um e o dois que Portugal está (…), e um terceiro cenário, mais grave, em que pode aparecer uma variante que consiga escapar ao sistema imunitário construído» quer com a vacina, quer com a infeção, explicou.

A responsável lembrou que «há muitos casos em todo o mundo e muito potencial para o vírus sofrer mutações e aparecerem outras variantes», sublinhando: que «é preciso estarmos atentos e fazer sempre tudo o que pudermos para controlar este vírus».

No dia 4 de novembro, a OMS avisou que a situação da pandemia de Covid-19 na Europa é «muito preocupante» e apontou a cobertura insuficiente de vacinas e o relaxamento de restrições para explicar o aumento de casos nas últimas semanas.​

​​