Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Protocolo assinado ente a Subcomissão Regional de Intervenção Precoce do Alentejo e o Município de Sines

A Subcomissão de Coordenação Regional do Alentejo para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) e o Município de Sines  assinaram um protocolo de colaboração, no dia 22 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.


Em representação da Câmara Municipal de Sines, na cerimónia da assinatura, esteve presente o Vice-presidente Fernando Ramos e em representação do SNIPI- Sistema Nacional de Intervenção Precoce - a Coordenadora da Subcomissão de Coordenação Regional do Alentejo, Maria Cristina Miranda, entre outros membros convidados. 
Este protocolo tem como objetivo garantir que a ELI ( Equipa Local de Intervenção) de Sines desenvolva um trabalho de maior qualidade aos destinatários do programa Intervenção Precoce na Infância, crianças entre os 0 e os 6 anos com alterações nas funções do corpo e/ou risco grave de atraso do desenvolvimento. Neste sentido o município compromete-se a colaborar com a ELI em atividades e serviços relacionados com a resposta educativa, a ceder e manter um espaço que possa ser usado como espaço lúdico para realização de intervenções com as famílias / crianças apoiadas e a facultar a utilização da piscina municipal para ações do projeto.


Da parte da Subcomissão Regional, o protocolo estabelece obrigações ao nível da monitorização da atividade da ELI de Sines, recolha de dados e articulação na sensibilização da comunidade local para o projeto.
A Intervenção Precoce na Infância é um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na sua família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, nos âmbitos da saúde e da ação social.
A Equipa Local de Intervenção (ELI) é constituida atualmente por 3 docentes, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional, psicóloga, técnica de serviço social, enfermeira e uma administrativa. Tem como área de abrangência o concelho de Sines e em 2019, apoiou em média 83 crianças por mês.


A entidade promotora do projeto ao nível concelhio é a Cercisiago, contando com a parceria do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, Administração Regional de Saúde do Alentejo - ULSLA - Centro de Saúde de Sines, Direção Regional de Educação do Alentejo, Agrupamento de Escola de Sines e Município de Sines.


A ELI está sediada desde Julho de 2018 no Centro de Saúde de Sines - Alameda da Paz - 7520 - Sines com o contacto de telemóvel 968 641 408 / 961 688 901.

Além do contacto direto com a sede, as crianças podem ser encaminhadas para o serviço pelos jardins-de-infância, creches ou infantários, Centro de Saúde de Sines, Hospital do Litoral Alentejano, serviços de saúde e outros serviços que dão apoio à comunidade, através do email eid.ipsines@gmail.com.