Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Rastreio da Retinopatia Diabética - Abril a Setembro
O Rastreio da Retinopatia Diabética é gratuito e destina-se a todos os diabéticos inscritos, com critério e com idade superior a 12 anos.
Todos os diabéticos com critério, inscritos nos respetivos Centros de Saúde , irão receber em sua casa um convite para realização do Rastreio na respetiva unidade de saúde.

O que é a Retinopatia Diabética?
A Retinopatia Diabética é uma complicação vascular da diabetes que afeta a retina, podendo provocar perda de visão e cegueira.


O que é o Rastreio da Retinopatia Diabética?
O Rastreio da Retinopatia Diabética é realizado por um Ortoptista e permite captar um conjunto de imagens (retinografia) do fundo ocular, que são posteriormente analisadas por um Oftalmologista.  

Se diagnosticada Retinopatia Diabética, o utente é encaminhado para a consulta de Oftalmologia no Hospital, para investigação adicional e tratamento.


Quais os Benefícios do Rastreio?
Cerca de 90% dos diabéticos tipo 1 e 50% dos diabéticos tipo 2 apresentam lesões na retina ao fim de 20 anos. A Retinopatia Diabética é a principal causa de cegueira evitável na população entre os 20 e os 64 anos. Segundo a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, todos os anos cegam mais de 3 mil diabéticos de forma irreversível.

Na fase inicial, a doença é assintomática e pode permanecer indetetável durante a progressão, pelo que as pessoas com diabetes podem ter já necessidade de intervenção e tratamento sem terem perda da acuidade visual.

O rastreio, é assim um meio que nos permitem de forma rápida e fácil, identificar anomalias/ lesões em estados iniciais de doença e/ou precursoras de situações mais graves  

Aliado a outros meios de prevenção, o diagnóstico precoce será sem dúvida o melhor caminho.
Se receber uma convocatória, Não falte! "​
​​​