Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Rastreio da Retinopatia Diabética no ACES Alentejo Central
Segundo a OMS a Diabetes Mellitus é um grupo de doenças metabólicas em que se verificam níveis elevados de glicose no sangue durante um longo intervalo de tempo. De acordo com os dados mais recentes estima-se que a prevalência da Diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 os 79 anos seja de 13,1%.
São várias as complicações associadas à Diabetes, uma das principais é a Retinopatia Diabética.
A Retinopatia Diabética (RD) é atualmente a 1ª causa de cegueira na idade ativa da população portuguesa, estimando-se que 16% dos diabéticos tenham RD e cerca de metade (43.6%) desconheça esse facto ou tenha ido a uma consulta de Oftalmologia.
A RD é uma patologia assintomática na sua fase inicial sendo de extrema importância o seu diagnóstico precoce. 
Com o aumento da esperança média de vida e o envelhecimento da população estima-se que a incidência da RD aumente cada vez mais (o impacto do envelhecimento da estrutura etária da população portuguesa refletiu-se num aumento da incidência da Diabetes em 1,4% entre 2009 e 2014 – crescimento na ordem dos 12%).
O rastreio da RD é fundamental para o seu diagnóstico e tratamento precoce, sendo possível com a tecnologia existente detetar a diagnosticar a RD numa fase inicial (o custo envolvido num rastreio é muito inferior ao custo do tratamento provocado pela RD).
Desta forma, está a decorrer nas Unidades Funcionais do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central,  um rastreio da retinopatia diabética.