Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Rastreio de Saúde da Visão Infantil na Região Alentejo

Implementado pela primeira vez na Região do Alentejo, a partir de junho do presente ano, pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES Alentejo Central) da ARS Alentejo, o Rastreio da Saúde da Visão Infantil já ocorreu nos concelhos do Alandroal, Vila Viçosa, Borba, Estremoz, Arraiolos, Mora, Vendas Novas e Montemor-o-Novo.
Durante esta fase rastrearam-se 258 crianças, com uma percentagem de adesão de 52%, tendo sido referenciadas para a consulta e acompanhamento na especialidade de Oftalmologia 47 crianças.


Este Rastreio Visual Infantil é destinado a todas as crianças com 2 anos de idade inscritas no ACES Alentejo Central. A participação é gratuita e voluntária.

O Rastreio consiste na realização de um exame de foto-rastreio, aos olhos da criança, é seguro e inofensivo. É realizado por um técnico de ortóptica.
As alterações visuais, se não detetadas à nascença, surgem em idades muito precoces, sem dar sinais ou sintomas. As crianças com alterações visuais têm dificuldades de aprendizagem na idade escolar e nas interações sociais o que acarreta limitações que se vão refletir na vida adulta.
O exame é atrativo mesmo para crianças pequenas, pois usa um estímulo luminoso e sonoro enquanto fotografa os olhos da criança, que estará sentada ao colo do adulto que o/a acompanha.