Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Reforço contra a Covid-19 e vacina da Gripe
A proteção dos grupos mais vulneráveis arranca a 5 de setembro.

A campanha de vacinação do outono e inverno prevê a coadministração das vacinas contra a Gripe e Covid-19 em idosos, pessoas com mais de 18 anos com doenças graves, profissionais de saúde e utentes de lares e cuidados continuados.

O plano foi apresentado a 8 de Junho, em conferência de imprensa pela Ministra da Saúde, Marta Temido, pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e pelo Presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, prevê um investimento de 15 milhões de euros em vacinas contra a Gripe e 6,9 milhões de vacinas disponíveis para a vacinação contra a Covid-19.

Esta estratégia parte do pressuposto de que as variantes vão manter um perfil semelhante às que estão atualmente em circulação, que a efetividade vacinal contra a doença grave e morte se mantém semelhante à atual e que o plano será desenvolvido “com as vacinas disponíveis” na altura, adiantou a Diretora-Geral da Saúde.

De acordo com o plano apresentado, estas campanhas iniciam-se no dia 5 de setembro em simultâneo e, na lógica da proteção dos mais vulneráveis, arrancarão com a vacinação pelos lares, rede de cuidados continuados e pessoas com 80 ou mais anos.

Na segunda e na terceira semanas de setembro, começarão a ser vacinadas as pessoas com 70 ou mais anos e, cerca de um mês depois, as pessoas com mais de 65 anos.


 

Fonte SNS ​