Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Região Alentejo apresenta a menor prevalência de obesidade infantil no COSI Portugal 2019

De acordo com os resultados preliminares da 5ª fase do COSI Portugal, Sistema de Vigilância Nutricional Infantil, integrado no estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative da OMS/Europa, divulgado a 10 de julho de 2019, verificou-se que no nosso país, de 2008 para 2019 houve uma redução de 8,3% (de 37,9% para 29,6%) na prevalência do excesso de peso (pré obesidade + obesidade) e de 3,3% (de 15,3% para 12,0%) da obesidade infantil.
 
No que se refere aos resultados respeitantes ao Alentejo, apenas podem ser comparados com os da 4º fase (2016), ano em que a amostra passou a ter representatividade regional. Os dados obtidos indicam que de 2016 para 2019 ocorreu um decréscimo de 3,2% (de 27,1% para 23,9%) na prevalência do excesso de peso e de 2,5% (de 15,3% para 12,0%) da obesidade infantil.
 
A Região Alentejo apresenta a menor prevalência de obesidade infantil: 9,7%, sendo o resultado nacional 12% e o segundo menor resultado em termos de excesso de peso: 23,9%, sendo o resultado nacional 29,6%. Em relação à prevalência de baixo peso, o resultado no Alentejo foi de 0,9% e o nacional de 1,3%.


Nesta fase, a amostra proposta para o Alentejo foi de 683 crianças com idades entre os 6 e os 8 anos, oriundas de 19 escolas de 1º ciclo do ensino básico, tendo sido avaliadas 545 (38 turmas).


O COSI Portugal está integrado no sistema europeu de vigilância nutricional infantil, no qual participam 43 países da Região Europeia da OMS, e constitui por excelência o estudo principal que providencia dados de prevalência de baixo peso, excesso de peso e obesidade de crianças portuguesas dos 6 aos 8 anos. Este estudo é coordenado cientificamente pelo Instituto Ricardo Jorge (Departamento de Alimentação e Nutrição) em articulação com a Direção-Geral da Saúde e conta com a colaboração, a nível regional, de todas as Administrações Regionais de Saúde e as Direções Regionais de Saúde dos Açores e da Madeira.


Os dados recolhidos neste estudo resultam da aplicação de 3 questionários diferentes (família, criança e escola) e também da avaliação antropométrica, realizada de acordo com critérios rigorosos e específicos.

Na Região Alentejo a operacionalização deste projeto é, desde 2008, da responsabilidade do grupo de trabalho do Programa Regional do Alentejo de Promoção da Alimentação Saudável. Nesta fase realizaram o trabalho de campo 26 profissionais do Agrupamento de Centros de saúde do AC, da ULSBA, da ULSLA e da ULSNA, formados para examinadores COSI. Colaboraram na articulação com as escolas, profissionais das equipas de saúde escolar da região.


Os resultados atingidos são consistentes com as boas práticas que estão a ser adotadas. Acredita-se que os projetos de intervenção levados a efeito serão potenciadores desta realidade, nomeadamente o projeto “A Minha Lancheira”, a decorrer nas escolas da região, desde 2011.
 
A equipa do PRAPAS dirige um agradecimento a todos os que tornaram este trabalho possível, inclusivamente aos profissionais dos agrupamentos de escolas e escolas da amostra, cuja colaboração foi indispensável para a concretização do mesmo.
 

 

COSI2019_FactSheet.pdfCOSI2019_FactSheet