Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Região Alentejo recebe 122 novos médicos internos para o ano de 2015
Decorreu no dia 5 de janeiro, pelas 15 horas, a sessão de acolhimento aos Internos de ano comum e Internos de Especialidade colocados na região Alentejo para o ano de 2015.
 
A Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P. (ARSA) deu as boas vindas aos 122 novos médicos da Região, numa sessão transmitida através de videoconferência pelo Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE (HESE) para as Unidades Locais de Saúde do Alentejo, Baixo Alentejo (ULSBA), Litoral Alentejano (ULSLA) e Norte Alentejano (ULSNA).
 
Esta sessão contou com a presença do Conselho Diretivo da ARSA, Dr. José Robalo, Dr. Marciano Lopes e Dr.ª Paula Marques. Também o Presidente do Conselho de Administração/ Diretor Clínico do HESE, Dr. Manuel Carvalho e o Diretor do Internato Médico do HESE, Dr. Artur Canha da Silva deram as boas vindas aos novos internos, bem como a Presidente da Comissão Regional do Internato Médico do Alentejo (CRIM) Dr.ª Tereza Lopes, que aproveitou esta sessão para apresentar a CRIM Alentejo a todos os internos presentes e que assistiam através da videoconferência, nas suas Unidades Locais de Saúde.
 
Pelo ACES Alentejo Central estiveram presentes nesta sessão a Diretora Executiva, Dr.ª Teresa Caldas de Almeida, e a Presidente do Conselho Clínico e de Saúde, Dr.ª Fátima Breia.
 
Através da videoconferência pela ULSBA esteve presente a Dr.ª Emília Duro, pela ULSNA, Dr. Abdul Rachid e o Coordenador de S.P, pela ULSLA, Dr. Mário Santos. Os responsáveis pelo Internato Médico no Alentejo destacaram o impacto e o estímulo que é para todos receberem estes novos profissionais nas suas instituição de saúde.
 
As Presidentes dos Conselhos de Administração das ULS’s do Alentejo deram as boas vindas a todos os internos e salientaram o peso que estes têm nos serviços e o quão importante são estas colocações para renovar os quadros médicos.
 
Foram assim colocados 71 médicos recém-licenciados para frequentar o ano comum do Internato Médico, 23 no HESE, 21 na ULSBA, 15 na ULSLA e 12 na ULSNA. Destes internos, cerca de 55% ficaram colocados até à 4ª opção de escolha e 11 internos através de sorteio realizado pela ACSS.
 
Pelo Internato Médico de 2014/A – Formação Especifica, foram colocados 51 médicos, sendo que 18 escolheram a especialidade de Medicina Geral e Familiar, 7 no Alentejo Central, 3 na ULSBA, 4 na ULSLA e 4 no ULSNA e 33 médicos internos em outras especialidades, 16 no HESE, 5 no ULSBA, 5 no ULSLA e 7 na ULSNA. Ficou deserto o concurso para as vagas da especialidade de Saúde Pública.
 
 
 
Internato Médico
 
O internato médico realiza-se após a licenciatura em Medicina e corresponde a um processo único de formação médica especializada, teórica e prática, tendo como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área profissional de especialização.
 
Após o ano comum, os médicos candidatam-se a um concurso nacional para a escolha de uma especialidade, que corresponde ao período de formação específica cuja duração varia consoante a especialidade.