Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Resposta Sazonal em Saúde no ACES AC 2022-2023

-capa _.png

Na sequência das medidas implementadas para a “Resposta Sazonal em Saúde”, o ACES AC e as Unidades Funcionais (UF) que o integram têm vindo a preparar-se com o objetivo de dar resposta às necessidades impostas pela época de Outono-Inverno, através da aplicação do Plano de Contingência relacionado com as temperaturas extremas (Módulo de Inverno).

As medidas tomadas têm-se focado em quatro grandes áreas: 1. Comunicação; 2. Monitorização; 3. Reorganização dos Serviços e, finalmente 4. Informação Central. 


Folheto Saude 24_A5-1.png


No campo da Comunicação, foi reforçado e divulgado o funcionamento do SNS24, que incluiu folhetos informativos, desdobráveis e pósteres para os utentes. Foi ainda efetuada a divulgação por diferentes entidades externas ao ACES, nomeadamente Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Santa Casa da Misericórdia, ERPIs, entre outros.

A Monitorização é feita semanalmente, com avaliações dos números de atendimentos urgentes na consulta aberta, nas unidades funcionais.

O número de atendimentos na Consulta Aberta das unidades funcionais do ACES AC, tem aumentado diariamente e progressivamente, chegando a aumentos acima dos 50%, sempre com uma boa resposta das unidades funcionais. 

Diariamente, é atualizada a informação central relativa aos locais com regime de horário alargado/complementar, podendo ser consultada pelos utentes. 

Agradecemos calorosamente a todos os profissionais das unidades do ACES AC, os esforços e capacidade organizativa demonstrada. 


Muito obrigada a todos