Retoma da atividade assistencial do SNS
Ministra da Saúde diz que abril foi “um dos meses mais produtivos” .

“É com satisfação que podemos dizer que não só os números da covid-19 estão mais baixos, mas também os números da atividade assistencial [não covid] estão a ser recuperados”, observou hoje a Ministra da Saúde no final do debate na Assembleia da República sobre os dois últimos relatórios do estado de emergência, referentes aos períodos de 1 a 15 de abril e de 16 a 30 de abril.

Marta Temido considerou que o mês de abril “terá sido um dos meses mais produtivos no Serviço Nacional de Saúde” na recuperação de consultas e cirurgias que ficaram atrasadas devido à pandemia de covid-19, tendo conseguido ultrapassar mais de dois milhões e meio de consultas a mais nos cuidados de saúde primários, mais de 400 mil consultas a mais na área hospitalar e mais de 32 mil cirurgias a mais na atividade hospitalar”.

“Como é que isso se faz? Faz-se com aprovações do Orçamento do Estado como aquele que aprovamos há uns meses, faz-se reconhecendo que a tempestade não desapareceu por completo e que depende de cada um nós continuar a trabalhar”, explicou, destacando que os profissionais de saúde “têm-no feito todos os dias”.​