Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Reumatologista reforça quadro de pessoal da ULSLA
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, conta, desde o dia 2 de novembro, com uma médica da especialidade de Reumatologia, no seu quadro de pessoal.

 
Entre 2014 e 2016, a ULSLA referenciou cerca de 556 consultas para outros hospitais com oferta desta especialidade. Já em 2017 foram iniciadas consultas da especialidade de Reumatologia no âmbito do Protocolo de Cooperação celebrado com o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, E.P.E.

 
Assim e desde setembro, a ULSLA passa a ter na sua carteira de serviços a especialidade de Reumatologia, numa área com ampla procura em todo o Alentejo.

 
A Reumatologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos, genericamente definidas como doenças reumáticas. Além de afetarem o aparelho locomotor, as doenças reumáticas podem envolver outros órgãos, como o olho, a pele, o pulmão, o rim, o coração, o sistema nervoso, e o aparelho digestivo.

 
Entre as doenças mais comuns na área da Reumatologia estão doenças reumáticas imunomediadas como síndrome de Sjogrën, artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistémico, espondilite anquilosante, artrite psoriática, artrite reativa, esclerose sistémica, miosites, vasculites, polimialgia reumática, e doenças reumáticas não imunomediadas como a gota, osteoartrose, osteoporose, fibromialgia, entre outras.

 
Um estudo recente (EpiReumaPt) mostrou que cerca de metade dos portugueses sofre de, pelo menos, uma doença reumática e que estas enfermidades são as que mais influenciam a nossa qualidade de vida.

 
As doenças reumáticas são doenças muito prevalentes, podem atingir todas as idades e géneros. O diagnóstico das patologias é feito pelo reumatologista através de uma avaliação clínica completa e, se necessário, por exames complementares de diagnóstico.
​​