Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Reunião de Benchmarking sobre Telessaúde na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, EPE
Realizou-se no dia 14 de dezembro a reunião anual de benchmarking do Sistema de Gestão da Qualidade do Programa de Telessaúde do Alentejo e todas as suas atividades, na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, EPE (ULSLA). Nesta reunião estiveram presentes, para além do Coordenador Regional de Telessaúde, Marciano Lopes, e do Gestor do Sistema de Gestão da Qualidade, Mário Grave, a Presidente do Conselho de Administração da ULSLA, Catarina Arizmendi Filipe, o Diretor Clínico da área Hospitalar, José Sousa e Costa, a Diretora Clínica da área dos Cuidados de Saúde Primários, Maria Cecília Gil, a Promotora Interna de Telessaúde da ULSLA, Alda Pinto e a profissional de Medicina Interna, Teresa Bernardo.

Esta reunião aconteceu no âmbito das visitas de trabalho entre a equipa regional e as equipas operativas e teve como principais objetivos a divulgação do Sistema de Gestão da Qualidade do Programa de Telessaúde, em todas as suas vertentes, bem como a partilha de experiências em teleformação ou teleconsultas. Foram auscultadas as principais dificuldades verificadas no terreno e sensibilizaram-se os profissionais para utilização da oferta das especialidades disponibilizadas no Programa de Telessaúde.
 
Abordou-se a temática da nova ferramenta RSE Live que permite a realização de teleconsultas diretamente para o utente, através de kits de Telessaúde (câmara web e colunas). A RSE Live também permite sessões de teleconsultoria entre profissionais e espera-se que a mesma possa ser um auxílio importante na partilha de casos e entreajuda.
 
A ULSLA dispõe, neste momento, de 15 kits de Telessaúde distribuídos por várias Unidades dos Cuidados de Saúde Primários. Após a realização de alguns testes de dinamização de teleconsultas verificou-se que ainda é necessário efetuar alguns ajustes técnicos e informáticos, que se preveem resolvidos em breve.

A equipa regional de Telessaúde ficou, agradavelmente, satisfeita com os vários projetos na área da Telessaúde que estão a ser desenvolvidos tendo por base o Plano de Telessaúde 2021-2024 da ULSLA. Este Plano tem subjacentes quatro linhas estratégicas:

1. Melhoramento da atividade de Telessaúde existente;
2. Implementação de novas soluções;
3. Articulação com outras áreas clínicas e/ou entidades;
4. Comunicação.

De entre as várias medidas previstas no Plano de Telessaúde da ULSLA, destaca-se a operacionalização da RSE Live, do Telerrastreio e da Telereabilitação. Está, ainda, previsto um Plano de Teleformação interno que tem como objetivo a divulgação e promoção das atividades de Telessaúde, bem como complementar o Plano de Formação da ULSLA.

A equipa regional da Telessaúde do Alentejo ficou bastante satisfeita a agradada com a receção e a partilha de ideias proporcionada pela equipa da ULSLA e destaca a existência do Plano de Telessaúde 2021-2024, que constitui uma importante ferramenta estratégica e revela a importância que a Instituição atribuí aos benefícios decorrentes da utilização da Telessaúde.

​​​