Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Reunião de Benchmarking sobre Telessaúde no CS de Mértola
Realizou-se no dia 10 de novembro uma reunião de benchmarking sobre o Sistema de Gestão da Qualidade do Programa de Telessaúde do Alentejo e todas as suas atividades, no Centro de Saúde de Mértola.

 
Esta reunião aconteceu no âmbito das visitas de trabalho entre a equipa regional e as equipas operativas dos Centros de Saúde, e teve como principais objetivos a divulgação do Sistema de Gestão da Qualidade do Programa de Telessaúde, em todas as suas vertentes, bem como a partilha de experiências em teleformação ou teleconsultas. Foram auscultadas as principais dificuldades verificadas no terreno e sensibilizaram-se os profissionais para utilização da oferta das especialidades disponibilizadas no Programa de Telessaúde.

 
Abordou-se a temática da nova ferramenta RSE Live que permite a realização de teleconsultas diretamente para o utente, tendo a mesma já sido testada com sucesso nesta Unidade de Saúde. No entanto, existe um problema que impede que as teleconsultas nesta aplicação cheguem a mais utentes e que se prende com a forma de autenticação dado que é necessário a Chave Móvel Digital para entrar na área do utente. Assim, perspetiva-se que este método seja uma barreira à adesão dos utentes às teleconsultas via RSE Live, tendo em conta que a população mais frequentadora dos Cuidados de Saúde é idosa e vive isolada ou não tem meios e conhecimentos informáticos suficientes.

 
Em contrapartida, e uma vez que a RSE Live também permite sessões de teleconsultoria entre profissionais, espera-se que a mesma possa ser um auxílio importante na partilha de casos e entreajuda.

 
No que respeita ao Telerrastreio Dermatológico, este também tem funcionado bem, estando a equipa médica bastante satisfeita com a resposta do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE.

 
A razão da escolha, em 2020, deste Centro de Saúde prende-se com o facto de, por um lado, ser uma Unidade que participa sempre nas ações de teleformação, demonstrando elevado interesse e por outro lado tem como coordenador, António Matos, Promotor Interno de Telessaúde da ULSBA, EPE, que tem sido um profissional bastante conhecedor, dedicado e colaborante na divulgação e promoção de todas as atividades de Telessaúde.

 
A equipa regional ficou bastante satisfeita a agradada com a receção e a partilha de ideias proporcionada pela equipa do Centro de Saúde de Mértola.