Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Reunião de trabalho sobre literacia em saúde e integração de cuidados

Realizou-se no dia 9 de fevereiro, na sede da Administração Regional de Saúde do Alentejo, uma reunião de trabalho, com a presença do Professor Doutor Constantino Sakellarides, Coordenador do Programa “Literacia em saúde e integração de cuidados” (PLIC), do Conselho Diretivo da ARS Alentejo e dos dirigentes das Unidades de Saúde da Região Alentejo.

Nesta reunião foram apresentados/ analisados os projetos de integração de cuidados em curso, bem como os já programados a nível de toda a região Alentejo.  Tendo como objetivo a articulação destes projetos com o Programa de literacia em saúde e com a integração de cuidados a nível nacional, sustentado nas reformas de proximidade centradas no percurso das pessoas.

Este Programa é baseado numa conceção, atualizada e explicitamente fundamentada de “literacia em saúde” e de “gestão da doença crónica”, incidindo sobre um número limitado de aspetos criticamente selecionados dentro do amplo domínio da literacia em saúde e da gestão da doença crónica.
Tem um carácter integrador (envolvendo praticamente todos os serviços centrais do Ministério da Saúde, as ARS, assim como entidades externas à saúde) e está desenhado de forma a poder colaborar e beneficiar todos os programas de saúde já existentes, sem interferir ou perturbar a sua gestão. 

Assim o seu principal propósito é promover a literacia em saúde e a integração de cuidados de saúde no decurso dos percursos de vida das pessoas, desenvolvendo instrumentos de gestão, qualificando espaços relacionais e profissões indispensáveis para a gestão desses percursos.