Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
SNS - Exames Sem Papel
Todos os exames de diagnóstico podem ser prescritos por via eletrónica. 

Os médicos de família já podem prescrever todos os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, como radiografias ou colonoscopias, por via eletrónica, o que permitiu atingir uma taxa de prescrição de cerca de 85%.

De acordo com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, já é possível a prescrição de todos os meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT), de forma desmaterializada, nos cuidados de saúde primários. A alteração realizada permitiu atingir uma taxa de prescrição eletrónica de cerca de 85%, quando anteriormente rondava os 36%. Os exames médicos desmaterializados abrangem agora todas as áreas, nomeadamente as áreas referentes a endoscopia gastrenterológica, medicina física e reabilitação, pneumologia-imunoalergologia e radiologia.

A título de exemplo, são abrangidas agora as requisições de radiografias, de TAC, de provas de exercício com avaliação de parâmetros cardiorrespiratórios (em tapete rolante ou bicicleta ergonómica), de testes de alergologia ou de colonoscopias.

Para facilitar a vida ao utente, as requisições emitidas podem ser acedidas na app SNS24 ou na Área Pessoal do Portal SNS24 (sns24.gov.pt) e recebidas através de SMS e email.

Desde o dia 1 de abril já foram emitidas mais de 302 mil (302.639) requisições de forma desmaterializada. 



Fonte SNS ​

​​