Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
SNS 24 - Plataforma de atendimento a surdos
Cerca de 3.300 triagens intermediadas em dois anos de atividade

A plataforma de atendimento por videochamada aos cidadãos surdos do SNS 24 realizou, em dois anos, cerca de 3.300 triagens intermediadas por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa, divulgou a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

“A procura pela plataforma de atendimento por videochamada tem apresentado um crescimento gradual”, refere a SPMS em comunicado, explicando que este serviço permite estabelecer o contacto entre o cidadão surdo e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa que faz a mediação com o enfermeiro do SNS 24.

Além de garantir o acesso ao SNS 24, a plataforma pode ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo nos centros de saúde e hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

Na app SNS 24 já se encontra disponível o Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento, disponível sete dias por semana, 24 horas por dia.

Os Serviços Informativos e Administrativos, disponíveis todos os dias das 08h00 às 22h00, possibilitam aceder a um conjunto de informações e apoios, por exemplo, na marcação de consultas online nos cuidados de saúde primários, na submissão de requerimentos de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica, contactos de instituições de saúde e dos Balcões SNS 24, entre outras informações.​


Fonte SNS ​