Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Saúde em Segurança
Criados pontos oficiais de contacto para prevenir violência no SNS.

No âmbito do programa de policiamento de proximidade «Saúde em Segurança» foram criados pontos oficiais de contacto da Polícia de Segurança Pública (PSP) em todo o país, com o objetivo de prevenir e monitorizar a ocorrência de episódios de violência no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Este programa surge após a aprovação do plano de ação para a prevenção da violência no setor da saúde e tem como principais funções «aumentar o policiamento junto das unidades de saúde e prevenir este tipo de fenómenos».

De acordo com declarações de Inês Lemos, do departamento de operações da PSP, a formação dos agentes que integram os pontos oficiais de contacto teve início no dia 21 de março e conta com a participação do coordenador do gabinete de segurança na saúde, médicos e representantes das cinco administrações regionais de saúde.

Na formação são abordados os procedimentos e a forma de atuar junto dos profissionais de saúde, mas também a forma como se devem realizar as reuniões e a articulação com os pontos oficiais de contacto do SNS.

Os grandes pontos desta formação passam pela prevenção e monitorização dos episódios de violência, conselhos de segurança e organização do SNS.



Fonte SNS​

​​