Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Santiago do Cacém integrou o Projeto - A minha lancheira 2016-2017

O projeto “A minha lancheira”, promovido pela Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), através do Programa Regional do Alentejo de Promoção da Alimentação Saudável (PRAPAS), pretende promover a qualidade nutricional dos lanches dos alunos do 1º ciclo do ensino básico e existe desde o ano letivo 2011/2012. O seu principal objetivo é sensibilizar as crianças, os docentes e os pais/encarregados de educação para a importância dos lanches saudáveis, que são vitais para a saúde, melhoria da concentração e do rendimento escolar.

Este projeto enquadra-se no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, Programa Nacional de Saúde Escolar e integra também os objetivos do Programa Nacional de Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidado.
Neste ano letivo 2016/2017, o Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém aceitou o desafio proposto pela equipa de saúde escolar de Santiago do Cacém e integrou o projeto “A minha lancheira”, começando com as três turmas de 1º ano da Escola Básica Frei André da Veiga, com um total de 72 alunos e 3 docentes. As atividades desenvolvidas no ano letivo 2016-2017 consistiram na atribuição a cada aluno de uma lancheira, uma caderneta “A minha lancheira” e a realização de 15 sessões de educação para a saúde dirigida aos alunos e aos docentes. A equipa de Saúde Escolar realizou 5 sessões em cada turma sensibilizando para a importância do consumo diário de pão, fruta, laticínios e água.


No dia 5 de junho decorreu ainda a entrega de prémios. Os alunos da turma vencedora ganharam uma garrafa para água, todos os alunos que aderiram ao projeto receberam um lápis e a escola ganhou uma mesa de “ténis de mesa”. Nesta cerimónia estiveram presentes os alunos, professores, representantes de pais/encarregados de educação, a direção do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém e a Equipa de Saúde Escolar de Santiago do Cacém. A equipa de Saúde Escolar quer deixar o seu agradecimento público a todos os intervenientes neste projeto e em especial aos alunos, professora e encarregados de educação da turma vencedora, pois sem o grande esforço e empenho demonstrado por todos não seria possível alcançar estes objetivos. Mais uma vez fica demonstrado que o trabalho em parceria, com a tónica na saúde, é o paradigma e o caminho certo.