Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Santiago do Cacém assinala aniversário da Convenção Universal dos Direitos Humanos e Direitos das crianças

No dia 10 dezembro assinalou-se o 71º aniversário da Convenção Universal dos Direitos Humanos. Esta efeméride coincide com o 41º aniversário da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos.


O Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém não quis deixar esta data sem ser celebrada, pelo que nesse dia decorreram três sessões direcionadas aos alunos das turmas do 9º, 10º, 11º e 12º ano, abrangendo um total de 191 jovens. Esteve presente o Diretor do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém, a representante da saúde na CPCJ de Santiago do Cacém e a Professora Cristina Costa.


Contou-se com uma sessão-debate em que a Professora Cristina Costa foi a moderadora da mesa redonda, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém, Professor Manuel Mourão, na sua intervenção realizou um enquadramento histórico de como surgiu a Convenção Universal dos Direitos Humanos e quais os acontecimentos históricos que levaram à necessidade de ser criada e, ainda, selecionou alguns artigos da mesma onde foi possível os alunos comentarem e analisarem o seu conteúdo.

A enfermeira Inês Almeida fez uma exposição, onde foi possível analisar os direitos das crianças e desmistificar o modo de atuação da CPCJ. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens é uma instituição oficial não judiciária com autonomia funcional, visa promover os direitos da criança e jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral. Existem diversas situações de perigo em que se pode atuar, mas sempre dependente do consentimento dos progenitores e não oposição do jovem com idade maior ou igual de 12 anos.


No final foi transmitido um vídeo alusivo aos direitos humanos a fim de ser feito um pequeno resumo e alertar para a importância desta temática.