Santiago do Cacém com duas novas Unidades de Cuidados Continuados

UCCI Santigo CacémJá estão em funcionamento duas novas Unidade de Cuidados Continuados, uma de Média Duração e outra de Longa Duração, encontrando-se situadas no Hospital Conde de Bracial, em Santiago do Cacém.

Com a criação destas novas Unidades de Cuidados Continuados, passam a estar disponíveis mais 40 lugares (20 lugares de Longa Duração e Manutenção e 20 lugares de Média Duração e de Reabilitação).

Recorde-se que a Rede de Cuidados Continuados é uma oferta de cuidados pioneira que se constitui como um novo nível intermédio de prestação de cuidados de saúde e de apoio social, entre os de base comunitária e os de internamento hospitalar, que procura desenvolver acções mais próximas das pessoas idosas e em situação de dependência ao mesmo tempo que potencia e adapta as respostas das instituições locais às verdadeiras necessidades dos cidadãos.

A Rede começou a ser implementada em 2006 e, no Alentejo, com a entrada em funcionamento destas duas Unidades, passam a estar disponíveis 687 lugares, sendo que 414 são lugares para internamento de pessoas e os restantes 273 são lugares de apoio domiciliário prestado pelas Equipas de Cuidados Continuados Integrados da Rede.