Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Saúde Mental - Nomeada equipa de acompanhamento das experiências-piloto por ARS

Foram já nomeadas as equipas de acompanhamento das experiências-piloto de saúde mental a realizar por Administração Regional de Saúde (ARS).


Esta nomeação, publicada hoje em Diário da República, surge na sequência do despacho da Ministra da Saúde, publicado em 28 de fevereiro, que determinava a criação de um projeto-piloto de saúde mental por ARS, incluindo cada projeto-piloto uma equipa comunitária de saúde mental para a população adulta e uma equipa comunitária de saúde mental para a infância e adolescência, que deverão iniciar a sua atividade até 31 de julho de 2020.


De acordo com o Plano Nacional de Saúde Mental, estas equipas têm como objetivo aproximar os serviços de saúde mental da população que acompanham e assegurar respostas focadas na prevenção, através do melhor entendimento do contexto onde as pessoas vivem e adoecem, permitindo uma intervenção mais efetiva nos problemas de saúde mental.


As equipas seguem um modelo sistémico na abordagem das pessoas com doença mental, devendo assegurar que o tratamento decorre na comunidade, em articulação com outros profissionais de saúde e outros níveis de cuidados, contribuindo para a redução do estigma e da discriminação, frequentemente associados à doença mental.


Para saber mais, consulte:
Despacho n.º 6066/2020 – Diário da República n.º 109/2020, Série II de 2020-06-04


Saúde – Gabinete da Ministra
Nomeia a equipa de acompanhamento das experiências-piloto de saúde mental por administração regional de saúde
Despacho n.º 2753/2020 – Diário da República n.º 42/2020, Série II de 2020-02-28


Saúde – Gabinete da Ministra
Criação de um projeto-piloto de saúde mental por administração regional de saúde, incluindo cada projeto-piloto uma equipa comunitária de saúde mental para a população adulta e uma equipa comunitária de saúde mental para a infância e adolescência