Secretaria de Estado da Saúde reúne com a ECCI24 e com todas as Unidades de Saúde do Alentejo

ARS Alentejo recebe Secretário de Estado, no dia 7 de dezembro, que reuniu com os Conselhos de Administração do Hospital Espírito Santo de Évora e das Unidades Locais de Saúde do Norte Alentejano, Baixo Alentejo e Litoral Alentejano e a ECCI24.

Em dezembro do corrente ano cumpriu-se um ano de funcionamento da experiência piloto da Equipa de Cuidados de Continuados Integrados (ECCI24) do concelho de Évora. Para o balanço deste projeto-piloto a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), no dia 7 de dezembro, durante a manhã, contou com a presença de sua Excelência o Senhor Secretário de Estado da Saúde Dr. Manuel Delgado para uma reunião de trabalho com o Conselho Diretivo da ARS do Alentejo, o Coordenador Nacional para a Reforma do SNS na área dos Cuidados Continuados Integrados,​ a Direção Executiva do ACeS do Alentejo Central, o Coordenador da Equipa Regional de Apoio (ERA) do Alentejo Central, um representante da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E., a Equipa de Coordenação Regional dos Cuidados Continuados Integrados do Alentejo e a Equipa de Cuidados Continuados Integrados de Évora. A ECCI24 é constituída por uma equipa multidisciplinar com um leque alargado de perfis profissionais e um funcionamento durante 24 horas.

Após a demonstração dos resultados alcançados por esta ECCI24, o senhor secretário de estado da saúde manifestou uma grande empatia, reconhecimento e assertividade ao trabalho desta equipa, reconheceu a sua importante mais-valia na prestação de cuidados aos utentes, no seu domicílio, além de concordar que esta resposta é uma excelente prestação de cuidados, conforme a equipa teve a oportunidade de demonstrar e mais económica para o Serviço Nacional de Saúde, evitando o internamento hospitalar e a afluência à urgência hospitalar.

A qualidade e a capacidade assistencial da ECCI24 podem aumentar se forem colmatados alguns dos principais constrangimentos verificados neste primeiro ano de experiência piloto e que se perspetiva resolução a curto prazo.

Na parte da tarde do mesmo dia o Sr. Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Delgado, reuniu com o Conselho Diretivo da ARS e os Conselhos de Administração do Hospital Espírito Santo de Évora e das Unidades Locais de Saúde do Norte Alentejano, Baixo Alentejo e Litoral Alentejano, para analisar as dificuldades da região ao nível da contratação e fixação de profissionais de saúde.

Da reunião resultou ainda o repto do Sr. Secretário de Estado, para a aposta no desenvolvimento de projetos/iniciativas que visem a integração efetiva de cuidados, lançado o desafio às entidades presentes para a criação de respostas integradas de hospitalização domiciliária, centradas nas necessidades dos utentes e que garantam uma resposta segura e adequada às situações de doença aguda, em articulação com os cuidados de saúde primários, as respostas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, do Setor Social e da Comunidade.