Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Semana da Qualidade da ULSLA 2022

A Semana da Qualidade da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano decorreu no ano em que a instituição faz 10 anos de existência. Um marco sem dúvida!

Esta teve como tema a “Literacia em Saúde – Um direito e Uma Responsabilidade”.

Ao longo da semana (07- a 12 de novembro) foram desenvolvidas múltiplas atividades nos Centros de Saúde (Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira) e no Hospital Litoral Alentejano, promovidas pelos diferentes grupos profissionais, numa perspetiva dinâmica de trabalho e de parceria. Englobaram atividades no âmbito da medicação segura, prevenção de quedas e de úlceras por pressão, identificação inequívoca de doente, prevenção do pé Diabético, perturbações da comunicação e alterações da comunicação pós-AVC, competências comunicacionais na relação terapêutica e percurso do doente no SNS, dirigidas a profissionais de saúde e comunidade.

Foram ainda desenvolvidas outras atividades como sessões de formação/informação sobre o desenvolvimento da Linguagem dos 3 aos 6 anos, dirigido aos Agrupamentos de Escolas do Litoral Alentejano.

No dia 10 de novembro teve lugar o 2º Encontro da Qualidade da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, EPE (ULSLA) também sobre o tema da Literacia em Saúde.

O dia foi dividido em dois momentos sendo que no período da manhã foram apresentados projetos desenvolvidos pelos colaboradores da instituição e no período da tarde, um fórum debate com peritos e especialistas na área da literacia em saúde.

As comunicações deste dia foram notáveis, constituindo-se como um momento não só de partilha de boas práticas que em conjunto temos vindo a desenhar e a desenvolver (projetos que visam a implementação de estratégias e intervenção no terreno nomeadamente na terapia da fala, fisioterapia, enfermagem, transição de cuidados e ortopedia) mas também um momento de reflexão para a identificação do caminho que temos de percorrer, do que temos ainda para fazer, aceitando os desafios que temos pela frente, num trabalho que é de verdadeira parceria.

Os projetos apresentados proporcionaram a oportunidade de conhecer e discutir várias dimensões da literacia em saúde desde o acesso a cuidados de saúde, a compreensão, avaliação e utilização da informação de saúde na prevenção da doença e promoção da saúde

No período da tarde para além de termos tido a oportunidade de conhecer os resultados obtidos no questionário sobre literacia em saúde aplicado aos nossos colaboradores, podemos contar com a presença de um conjunto de ilustres oradores, nomeadamente Professora Cristina Vaz de Almeida, Professora Isabel Loureiro, Enfermeira Susana Ramos, Diana Wong Ramos (da Portugal AVC), moderadas pela jornalista Dulce Salzedas.

Este debate foi ainda enriquecido pela presença de algumas associações de doentes como sejam: RESPIRA, Missão Coragem, Careca Power, ANCI que partilharam as suas experiências.

O objetivo deste fórum de debate foi amplamente conseguido, pois proporcionou-nos um espaço de reflexão, partilha de experiências e boas práticas, promovendo a sensibilização e aprendizagem, contribuindo para a promoção da literacia em saúde dos utentes e profissionais de saúde.

A semana terminou no dia 12 de novembro com a caminhada da Qualidade realizada simultaneamente e em parceria com os cinco municípios da área de abrangência da ULSLA.