Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Semana da Saúde em Ponte Sor

A Unidade de Cuidados na Comunidade  de Ponte de Sor/Montargil dinamizou, na semana de 6 a 10 de maio, em parceria com a Delegada de Saúde do concelho de Ponte de Sor, os enfermeiros da UCSP, os técnicos da URAP, o enfermeiro do PPCIRA, os técnicos do CRI e as alunas de enfermagem em ensino clínico da Escola Superior de Enfermagem de Portalegre e de Santarém, várias ações de educação para a saúde,  abordando temas ligados às comemorações que decorrem no corrente mês (Dia Mundial da Alimentação, Dia Mundial da Luta Contra a Obesidade, Dia da Higienização das Mãos, Mês do Coração).


Integradas na Semana da Saúde do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, estas ações pretenderam envolver os participantes na promoção da saúde individual e coletiva. Participaram cerca de 780 alunos do 2º e 3º ciclo, bem como do secundário, docentes e discentes.


Realizaram-se sessões sobre “Rótulos e Alimentos”, documentário “Viver com VIH”, “Dependências sem substâncias” e “Mitos e Factos”. Foram também convidados dois grupos de alunos para cantarem canções rap, escritas e compostas pelos próprios, no final das duas últimas sessões, tendo como objetivo a interação entre os pares.


Durante a semana, esteve igualmente deslocada a Unidade Móvel do Programa “Cuida-te” onde se realizaram rastreios de tensão arterial, glicémia capilar e avaliação estado-ponderal com cálculo do Índice de massa corporal, explicação dos diferentes métodos contracetivos e observação da correta higienização das mãos, com visualização das mesmas em ambiente com emissão de luz negra.