Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Semana dedicada ao dia Mundial da Alimentação em Vila Viçosa

Dia Mundial Alimentação Vila Viçosa 1

No dia 15 de Outubro de 2011, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Vila Viçosa, pertencente ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alentejo Central I, desenvolveu uma acção de sensibilização sobre a importância da alimentação saudável enquadrada nas comemorações do “Dia Mundial da Alimentação” à população Calipolense.
Esta acção decorreu no mercado Municipal em parceria com a Câmara Municipal de Vila Viçosa.

No decorrer da manhã foram realizadas acções de sensibilização, sobre a importância do consumo de produtos nacionais e a importância de uma alimentação variada e equilibrada.

Foi feito rasDia Mundial Alimentação Vila Viçosa 2treio da hipertensão arterial e prestados esclarecimentos sobre os cuidados a ter com o consumo excessivo de sal, gorduras, doces, bebidas alcoólicas, a cerca de 200 participantes que se mostraram interessados em participar nesta actividade.

De 17 a 21 de Outubro em parceria com o Agrupamento de Escolas, Escola Secundária, CPCJ, CMVV, GNR, Escola Segura, Intervenção Precoce, Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Vila Viçosa), Santa Casa da Misericórdia foram desenvolvidas várias actividades alusivas ao tema:
Dia Mundial Alimentação Vila Viçosa 3

- distribuição de fruta , oferecida pelo Município a toda a comunidade escolar

- entrega das tabelas de avaliação dos  índices de percentil, após avaliação do IMC

- distribuição de panfletos alusivos ao dia mundial da alimentação

- acompanhamento das refeições na Escola Secundária Publia Hortênsia de Castro, para sensibilização dos alunos relativamente à importância do consumo de sopa e fruta.

Dia Mundial Alimentação Vila Viçosa 4

As crianças do primeiro ciclo participaram na elaboração das ementas e colaboraram na confecção de uma “salada de fruta gigante” que iria ser servida ao almoço no refeitório. 

Finalmente a actividade terminou com a “Marcha da Saúde” em que participaram os alunos dos Jardins-de-infância, 1º e 2º ciclo do Agrupamento de Escolas e no Largo Dom João IV, foram desenvolvidos jogos alusivos ao tema “ Alimentação Saudável”.