Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Semana europeia do Teste do VIH

Semana Europeia do Teste VIHEste ano celebrar-se-á a semana europeia do Teste do VIH, cujo principal objetivo será de promover uma maior sensibilização para a importância deste tipo de teste e do conhecimento do seu resultado. O tema desta semana - que se realizará entre 22 e 29 de Novembro - será “Fala sobre o VIH. Faz o Teste!” e pretende encorajar as pessoas a falar abertamente sobre as vantagens do Teste de VIH e aumentar o diálogo entre indivíduos e associações.

A semana europeia do teste VIH está a ser coordenada pelo HIV in Europe e é apoiada por mais de 15 organizações internacionais, incluindo a UNAIDS, European AIDS Clinical Society e AIDS Action Europe.  Membros da sociedade civil, profissionais de saúde e decisores políticos de mais de 56 países europeus foram convidados a participar nesta iniciativa, sendo assim, uma oportunidade sem precedentes para que os parceiros europeus se unam durante uma semana para garantir que mais pessoas conhecem o seu status para o VIH e reduzir o diagnóstico tardio do VIH. As pessoas diagnosticadas precocemente têm uma maior probabilidade de responder melhor ao tratamento e viver de forma saudável por mais tempo e uma menor probabilidade de transmissão a outras pessoas. As pessoas diagnosticadas tardiamente têm uma maior probabilidade de sofrer complicações de saúde e morte prematura.

O Teste VIH/SIDA é um teste que permite saber se é ou não portador do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). Pode ser realizado através de análises sanguíneas específicas, através do Médico de Família, ou então através de Teste Rápido (picada no dedo).

Na região do Alentejo, além de poder realizar o Teste VIH/SIDA através do Médico de Família, pode ainda deslocar-se aos Centros de Aconselhamento e Deteção do VIH (CAD) de Évora e Beja, ou à Associação para o Planeamento da Família.
Nos CAD e na Associação para o Planeamento da Família pode realizar o Teste Rápido VIH/SIDA, de forma confidencial, anónima e gratuita, sendo o resultado do teste obtido em cerca de 30 minutos, no contexto de uma consulta onde poderá obter aconselhamento e esclarecer dúvidas.

Se tem dúvidas faça o Teste!

O vírus pode estar presente no organismo e a pessoa infetada não apresentar sintomas durante um largo período de tempo.
Todas as pessoas que tenham dúvidas sobre a possibilidade de poder estar infetadas DEVEM FAZER O TESTE!

 Onde pode realizar o Teste VIH na região Alentejo​​