Serviço de Cirurgia do Hospital de Évora é o primeiro a ser acreditado pela Direção Geral de Saúde

O Serviço de Cirurgia do HESE EPE foi acreditado pela Direção Geral de Saúde em Janeiro de 2016, de acordo com o Programa Nacional de Acreditação em Saúde (PNAS). O processo de acreditação teve início em setembro de 2014, no âmbito da estratégia organizacional de qualidade e segurança do HESE e foi concluído em julho de 2015. Foi um processo que se desenvolveu em quatro fases: a candidatura, o processo de autoavaliação, a auditoria externa e o reconhecimento.

Um serviço acreditado é um serviço com reconhecimento de mérito. “A acreditação de qualidade do Serviço de Cirurgia do HESE, conferida pela ACSA Internacional com o patrocínio da DGS, primeiro serviço de cirurgia do país com tal acreditação é motivo de orgulho para o Serviço, para o Hospital e principalmente para os doentes que servimos!” realça o Dr. Jorge Caravana, Diretor do Serviço de Cirurgia,

O modelo da qualidade adotado pela DGS para acreditação das unidades de saúde é o modelo ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía), por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português e destinatários idênticos em temos demográficos e epidemiológicos. Todo o processo de certificação tem como base 5 pilares que englobam questões específicas que são avaliadas in loco, mediante demonstração, e que se referem ao cidadão, como centro do sistema de saúde, à organização da atividade centrada na pessoa, aos profissionais, aos processos de suporte e aos resultados. A ACREDITAÇÃO é um processo de observação, avaliação e certificação através do qual se reconhece publicamente que uma instituição ou Unidade de Saúde reúne as condições necessárias e presta serviços e cuidados de saúde de qualidade, baseados na evidência científica e no respeito por padrões de qualidade definidos por entidades de referência e reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

Todo o processo de acreditação “correspondeu a um empenho de toda uma equipa que remou em conjunto na direção da qualidade, e teve o inestimável apoio de diversos departamentos da instituição, reforça o Diretor de Serviço e acrescenta que “Parece que chegamos ao fim: não, apenas iniciamos uma nova forma de melhorar !”