Serviço de Cardiologia da ULSBA assinala implantação de 1500 pacemakers

Em Setembro de 2016 foi colocado o Pacemaker 1500 no Hospital José Joaquim Fernandes, Beja.
A colocação de Pacemakers no Hospital de Beja iniciou-se em 2003 e, desde então, só no setor das Bradidisritmias foram tratados 1500 doentes.

O sector de Pacemakers foi fundado pelo Dr. Luis Moura Duarte, Médico Cardiologista, que idealizou, montou e expandiu esta área e que a tornou numa realidade, expressa na constituição de uma vasta equipa multidisciplinar que colabora na implantação e seguimento destes doentes: Técnicos de Cardiopneumologia, Enfermeiros, Técnicos de Radiologia e Assistentes Operacionais.

Esta técnica em que o Hospital José Joaquim Fernandes foi pioneiro na região Alentejo – é o centro de Pacing mais antigo, em funcionamento – já beneficiou 1500 doentes, que se mantém em follow-up na consulta de Programação de Pacemakers.

De salientar a diferenciação técnica do Serviço de Cardiologia do Hospital de Beja, ao longo dos últimos 13 anos, diferenciação essa que permite manter, na proximidade, a prestação de cuidados de saúde com elevada qualidade e evitando que os utentes do distrito de Beja façam deslocações para a implantação e seguimento destes dispositivos.