Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Serviço de Cirurgia Geral da ULSBA vai integrar estudo prospetivo multicêntrico e internacional

O Serviço de Cirurgia Geral da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo vai integrar um estudo prospetivo multicêntrico e internacional denominado Ileus MAnaGement INtErnational - IMAGINE study.

Este estudo é promovido por duas instituições lideradas por internos e alunos de medicina: a Surgical Research Collaboratives in the UK e a EuroSurg - The European Surgical Research Network. Desta forma é possível a integração de um maior número de doentes em menos tempo, permitindo uma maior generalização de resultados encontrados em pequenos estudos unicênticos.
Os objetivos do estudo são:
- caraterizar a incidência do ileus pós-operatório e seu manuseamento clínico numa coorte internacional de doentes submetidos a cirurgia colorretal eletiva;
- avaliar o efeito e a segurança da utilização de anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) após cirurgia colorretal.
 
Após avaliação e autorização do protocolo do estudo em Comissão de Ética a ULSBA é um dos cerca de 370 centros mundiais a integrar este estudo. Dando a possibilidade a internos de formação específica e alunos de Medicina contactarem com a metodologia dos estudos de investigação clínica.