Serviço de Cirurgia organiza 3º Curso Prático de Hernioplastia ONSTEP

O Serviço de Cirurgia do HESE organizou, no dia  14 de março, o 3º Curso Prático de Hernioplastia ONSTEP (Open New Simplified Totally Extraperitoneal) para o tratamento da hérnia inguinal.

No Curso participaram quatro formandos vindos de outros Hospitais: Dr. Hugo Gameiro, da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, Dr.  Meira Cruz e Dr. José Fernandes Pereira, do Hospital dos Lusíadas, e Dr. Carlos Correia, do Hospital Garcia da Orta.

O curso decorreu ao longo da manhã, primeiramente com uma sessão teórica, seguido da parte prática, que decorreu no Bloco Operatório. Foram intervencionados 4 doentes, com sucesso.

Dr. Rogério Senhorinho, responsável pela organização do Curso, destaca a importância deste curso, realçando que “a Hernioplastia ONSTEP apresenta vantagens face às técnicas atualmente consideradas gold standard, no que diz respeito ao tempo de cirurgia, complicações no pós-operatório e presença de dor crónica. É , por isso, uma técnica vantajosa para os Cirurgiões que a praticam e para os Utentes”.

A realização do curso contou ainda com imprescindível presença e colaboração da Drª Carmen Fino, Médica Anestesiologista, e das Enfermeiras do Bloco Operatório Enfª Cristina Ribeiro, Enfª Marta Duarte e Enfª Isabel Quintaneiro.

O Serviço de Cirurgia do HESE foi dos primeiros a implementar esta técnica cirúrgica no país, em 2016, tendo a nossa equipe formado, até à data,  vários cirurgiões de outras instituições hospitalares.