Serviço de Cirurgia organiza 3º Curso da Doença de Refluxo Gastro-Esofágico
Teve lugar nos dias 28, 29 e 30 de setembro a terceira edição do Curso Teórico-Prático da Doença de Refluxo Gastro-Esofágico, no Hospital do Espírito Santo de Évora, E.P.E., organizado pelo Serviço de Cirurgia Geral. O Curso contou com cerca de 45 participantes do HESE e quatro médicas do Serviço de Cirurgia da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, especialmente convidadas para esta formação, como explica o Diretor de Serviço de Cirurgia Geral, Jorge Caravana “Este curso foi especialmente realizado para os colegas de Portalegre, que vão começar a realizar esta cirurgia no seu Serviço e, para isso, contam com a formação e colaboração dos nossos cirurgiões, que iniciarão a formação neste Curso e irão participar nas primeiras cirurgias a realizar na ULSNA.”
Ao longo dos três dias, com uma parte teórica e uma parte prática, que incluiu um total de 8 cirurgias, houve oportunidade para uma tomada de conhecimento multidisciplinar da patologia, contando com as perspetivas da Gastrenterologia e da Cirurgia Geral.  As oito cirurgias decorreram com equipamento de visualização 3D e 4K no Bloco Operatório do HESE.
De acordo com o Diretor do Serviço, a inovação deste curso assenta na “utilização de duas técnicas de imagem: uma é inovadora e ainda não é utilizada em nenhum lugar em Portugal, que é o 4K; a 3D é utilizada pontualmente em alguns locais”. A cirurgia da hérnia do hiato realiza-se por laparoscopia, ou seja, a partir da visão de um écran. A utilização da técnica 4K permite a visualização de uma “imagem de altíssima qualidade que permite a realização de uma cirurgia ainda mais precisa e com melhores resultados”, acrescenta Jorge Caravana.
O Serviço de Cirurgia Geral do HESE EPE tem como meta a criação de mais atividades formativas inter e intra hospitalares, com o apoio do Conselho de Administração.