Serviço de Patologia do HESE é o 1º com tecnologia única no país

O Serviço de Patologia Clínica do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, implementou um novo sistema de hemoculturas BactALERT Virtuo®. Trata-se de uma nova ferramenta de diagnóstico que permite uma maior rapidez de resposta às necessidades dos clínicos e da população.
Este sistema constitui umas das mais recentes e inovadoras tecnologias na área do diagnóstico in vitro.  Foi instalado um sistema de biologia molecular multiplex (Filmarray®) e um sistema de espectrometria de massa com a tecnologia MALDI-TOF (VITEK MS®), que permitem uma rápida identificação de microrganismos. Com esta atualização, o HESE,EPE passa a disponibilizar a solução mais rápida existente em termos de identificação e antibiograma, permitindo assim a todos os clínicos uma melhor e mais rápida adequação terapêutica.

A Dra. Filomena Baptista Caldeira,  Diretora do Serviço de Patologia Clínica, realça a importância destes sistemas, uma vez que permitem a identificação e determinação dos principais mecanismos de resistência aos antimicrobianos em menos de 24 horas para as hemoculturas positivas, anteriormente conseguidos em, no mínimo, 48 horas.

O HESE é o primeiro no país a ter as 3 tecnologias em simultâneo: Vitek MS®, Filmarray® e BactALERT Virtuo®  fornecendo uma resposta mais rápida, completa e tecnologicamente mais avançada para uma microbiologia rápida. Foi também o Hospital onde se instalou o primeiro sistema BactALERT Virtuo® em Portugal.