Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Évora reabre após obras de requalificação

O Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Évora reabriu, após obras de requalificação, no dia 18 de dezembro de 2019.  A requalificação do Serviço de Urgência Pediátrica constituía um dos objetivos deste Conselho de Administração que foi alcançado. As obras decorreram ao longo de seis meses e foram co-financiadas pelo ALENTEJO 2020.

A renovada Urgência Pediátrica do HESE EPE dispõe agora de um espaço muito mais amplo, com mais gabinetes de atendimento e uma capacidade instalada para um aumento de camas para internamentos de curta duração, que permitirãomelhorar a qualidade dos serviços prestados à população, nesta parte do território.

Esta obra enquadra-se no projeto ReMoTe - Requalificação e Modernização Tecnológica do HESE, e custou 369.000 euros (IVA Incluído), com 85% de financiamento do FEDER.

O Serviço de Urgência Pediátrica, quando abriu em 2001, recebia cerca de 7000 crianças por ano. Até há seis meses, dispúnhamos de uma Urgência Pediátrica com uma área de 163 m2 para todos os Utentes e para 8  médicos, 17 enfermeiros e 5 Assistentes Operacionais que aqui trabalham, com áreas comuns, sem sala de enfermagem , sem instalações sanitárias para os Utentes, sem áreas de trabalho, etc…

Hoje em dia, o Serviço de Urgência Pediátrica recebe, em média, cerca de 20 000 crianças/jovens por ano, ou seja, na prática acolhemos mais de 40 000 pessoas por ano no nosso Serviço, tendo em conta que estes Utentes carecem sempre de acompanhante.

Hoje, entramos num espaço renovado com 322 m2, com salas amplas, luz natural em todas as áreas, 1 Zona de aerossóis (novo), 2 salas de SO (novo), 1 zona de isolamento (dentro do SO) (novo), 3 gabinetes de consulta (novo), 7 wc (só havia 1 wc ), 1 sala de tratamento (novo), Sala de triagem, sala de espera, 1 copa, 1 gabinete de enfermagem (novo), 1 gabinete médico e arrumos. As novas instalações permitem uma maior segurança física, um maior conforto para os Utentes e Profissionais e, muito importante também, um maior controlo das infeções hospitalares. As novas salas e gabinetes garantem ainda a privacidade de todos.

Helder Ornelas, Diretor do Serviço de Pediatria, realça que “ anualmente, a Urgência Pediátrica do HESE recebe cerca de 20 000 Utentes, vindos de toda a região, pelo que era urgente esta requalificação para melhorar as condições das instalações para os Utentes que recorrem a este Serviço e para os profissionais”.

Para Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração do HESE EPE, “a requalificação realizada constitui um objetivo alcançado, fundamental para a melhoria da resposta a toda a população e para o bem-estar dos profissionais que aqui trabalham 24 horas por dia, ao longo de todo o ano. Graças ao esforço da equipa de Pediatria, que trabalhou nos últimos seis meses em instalações provisórias, garantindo sempre o atendimento às nossas crianças, foi possível esta melhoria tão importante para todos. Estamos em crer que estas novas condições irão permitir igualmente captar novos recursos humanos, capazes de revitalizar e rejuvenescer o quadro médico existente, o que constitui também uma prioridade para este Conselho de Administração.”