Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Sessão pública no âmbito dos Sistemas e Tecnologias de Informação na ULSLA

Na passada segunda-feira, dia 27 de marco, realizou-se uma sessão pública no âmbito dos sistemas e tecnologias de informação com o objetivo de efetuar um balanço da estratégia da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, da apresentação pública do Projeto SONHOv2 e da apresentação da estratégia nacional da SPMS e da sua aplicação na ULSLA.


O Conselho de Administração efetuou uma apresentação da estratégia relativa aos sistemas de informação na ULSLA para o biénio 2016/17, no que respeita às infraestruturas, segurança, hardware e software,  tendo sido apresentados os projetos já implementados e seus resultados, os projetos em curso e os projetos a iniciar/implementar até final do ano.


Destacam-se nos projetos já implementados a instalação do sistema PACS, nos projetos em curso a implementação do SONHOv2, a aplicação de gestão integrada dos meios complementares de diagnóstico e o sistema de segurança da informação. Quanto aos projetos a implementar até afinal do ano, a construção do novo DataCenter e a renovação de uma parte substancial do Hardware são os projetos de maior impacto estrutural.


O coordenador da equipa de projeto da SPMS elencou as diferentes etapas do SONHOv2, alertou para os constrangimentos previsíveis nesta fase de implementação, bem como as soluções para os ultrapassar, além de salientar e explicitar as mais-valias que se esperam alcançar.


O presidente da SPMS, Prof. Henrique Martins, efetuou uma palestra sobre a estratégia nacional de sistemas de informação, com destaque para as questões da interoperabilidade, da integração de informação clínica e da efetiva preocupação com o utentes, traduzida em diferentes formas de acesso ao SNS quer em termos dos contactos administrativos quer, sobretudo, em termos da prestação de cuidados em proximidade utilizando ferramentas de Telesaúde. Posteriormente lançou o desafio à ULSLA de se constituir como piloto para o desenvolvimento e implementação de soluções para posterior disseminação pelo SNS.