Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde Oral lança alargamento do projeto-piloto de integração da medicina dentária

O alargamento do projeto-piloto de integração de médicos dentistas nos Cuidados de Saúde Primários do SNS foi apresentado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, no dia 20 de março, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Oral, que decorreram nas instalações do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, em Lisboa.


O Ministério da Saúde prevê que fiquem disponíveis consultas de saúde oral em 59 centros de saúde de norte a sul do país, até ao final de 2018.
 
Na Administração Regional de Saúde do Alentejo, o ACES Alentejo Central passará a contar com mais um Centro de Saúde - Estremoz -, com médico dentista, além dos já existentes no Centro de Saúde de Portel e de Montemor-o-Novo.
 
 Nessa fase, apenas alguns grupos de risco beneficiavam das consultas, mas foi sendo progressivamente alargado. No âmbito do alargamento, todos os utentes dos centros de saúde vão ser abrangidos, desde que sejam referenciados pelos médicos de família. Os custos são os das taxas moderadoras.

Artur Miller, médico dentista no Centro de Saúde de Montemor-o-Novo, é um dos 13 médicos dentistas que participaram nesta fase inicial do projeto que se iniciou em setembro de 2016, na ARS de Lisboa e Vale do Tejo e ARS do Alentejo. Na sua intervenção realçou o enorme impacto junto dos doentes de risco.
Artur Miller salientou a importância de, finalmente, se terem dado passos no sentido de levar a Saúde Oral a todas as pessoas, porque a própria profissão de médico dentista é vista, pela maioria da população, como marginal e elitista.
 
Promover a saúde oral, fazer a diferença com tratamentos básicos e proporcionar melhor saúde e melhor qualidade de vida, é o objetivo deste projeto, sublinha Artur Miller.