Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Sessão de Lançamento Projeto-Piloto Espirometrias nos CSP, Visita à consulta de Saúde Oral e Inauguração da USF Foral

Teve lugar esta terça-feira, dia 6 de dezembro a sessão de Lançamento do Projeto-Piloto das Espirometrias nos Cuidados de Saúde Primários, onde se inseriu a visita à Unidade móvel e à Consulta de Saúde Oral do Projeto-Piloto de integração de Médicos Dentistas nos Cuidados de Saúde Primários e ainda a inauguração da nova Unidade de Saúde Familiar (USF Foral) no concelho de Montemor-o-Novo, integrada no Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central.
A cerimónia foi presidida pelo Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

O Projeto – Piloto das Espirometrias nos Cuidados de Saúde Primários, teve início a 25 de outubro.
Neste projeto é utilizada uma unidade móvel para os rastreios, equipada de forma a dar resposta às necessidades inerentes.
Foram já realizados 74 exames, na sua maioria efetuados na unidade móvel, em Portel, Borba, Évora, Montemor e Reguengos numa perspetiva de aproximação dos cuidados ao cidadão.
Continuam a ser referenciados novos utentes para agendamento de novos exames.

O Projeto-Piloto de integração de Médicos Dentistas nos Cuidados de Saúde Primários da ARS Alentejo, teve início a 15 de setembro em Montemor-o-Novo e Portel.
Até dia 22 de novembro houve um total de 101 consultas de referenciação realizadas em Medicina Geral e familiar e um total de 80 consultas efetivadas pelo médico dentista.
Sendo que, atualmente estão a ser agendados em Montemor-o-Novo, aproximadamente 30 novos utentes por semana.


A USF Foral, sediada no Centro de Saúde de Montemor-o-Novo, iniciou atividade no passado dia 1 de novembro e constitui-se como uma unidade funcional multiprofissional, composta por 5 médicos, 5 enfermeiros e 4 assistentes técnicos, com autonomia funcional e técnica, que presta cuidados de saúde primários personalizados.

Esta nova unidade, que serve cerca de 7.350 utentes e funciona nos dias úteis das 8.00 às 20.00 horas, vem potenciar melhorias no acesso aos cuidados de saúde primários, possibilitar menores tempos de espera pela consulta regular e um maior grau de satisfação de utentes e profissionais.
Com a abertura desta USF, a população inscrita no concelho de Montemor-o-Novo encontra-se totalmente coberta por este tipo de unidades funcionais, passando a região Alentejo a dispor de 16 USF, que cobrem já cerca de 35,5 % do total da população da região.